sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Aula: 10/08


Apresentação, discussão do programa da disciplina e problematização da reportagem "Desconectados" da revista Veja de 08/08/07, na página 102. Também foi abordado como o cadastro e a utilização de ambientes serão realizados: moodle, twiki e lista de discussão.

  • Sobre o texto: O texto sugere que "sem supervisão, computadores nas escolas brasileiras mais distraem do que ensinam" baseado em uma pesquisa do MEC, onde os números afirmam que o aparecimento de novos laboratórios de computadores nas escolas brasileiras fez o ensino piorar. Esta supervisão é necessária para a revista e deve ser efetuada por professores que tenham recebido treinamento para a utilização dos computadores para fins pedagógicos. Nas escolas brasileiras o professor não está, em sua maioria, apto para assumir esta supervisão pois lhe falta treinamento e concepção sobre o valor desta ferramenta como instrumento pedagógico. Ainda também se faz necessário implementar modificações nos projetos políticos pedagógicos das escolas e a utilização de programas educativos específicos que possam fazer desta poderosa máquina uma forte aliada da aprendizagem.
  • Comentário: Ao apontar a falta de uma supervisão pedagógica adequada como o motivo do baixo aproveitamento didático e até do desvio dos reais propósitos da utilização do computador nas escolas públicas, o texto não nos oferece uma sugestão sequer para minimizar esta problemática. Também omite as reais condições de trabalho que quase todo professor de escola pública tem que enfrentar, desde a instalação física da escola, o alto índice de alunos por sala de aula até o salário irrisório que nunca dá para acompanhar, em sua necessidade, o mutante mundo virtual que lhe impõe constante capacitação para poder dominá-lo e assim poder transmiti-lo aos seus alunos. Então, de quem é a culpa?





Nenhum comentário: