quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Ensino fundamental e a tecnologia

LDB
Seção III

Do Ensino Fundamental

Art. 32. O ensino fundamental, com duração mínima de oito anos, obrigatório e gratuito na escola pública, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

Os PCN’s assinalam para a necessidade de abraçar a informática como uma “ferramenta para novas estratégias de aprendizagem, capaz de contribuir de forma significativa para o processo de construção do conhecimento, nas diversas áreas.” (MEC) Novas maneiras de refletir, novos formas de trabalhar a cognição e a metacognição, novas táticas de aprendizado. Tudo isso é permitido pela utilização do computador. Está cada vez mais presente a importância da informática na sociedade e as mudanças que ela traz em vários setores. A tecnologia é o tema por excelência que permite contextualizar os conhecimentos de todas as áreas e disciplinas no mundo do trabalho. A escola, como reflexo do social, não pode desobrigar-se da responsabilidade de levantar estas questões através da inclusão da informática na sala de aula. Os PCN’s tornam de suma importância o papel das novas relações sociais advindas da inserção da informática na sociedade

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